terça-feira, 20 de agosto de 2013

Tubo Polínico, Vasos Condutores e Semente




Tubo Polínico é uma estrutura que apareceu pela primeira vez nas Gimnospermas, o Tubo Polínico ajuda na reprodução pois com ela não é necessário o uso de um líquido para que o gameta masculino encontre o gameto feminino.

   





Os Vasos Condutores são estruturas dentro da planta que apareceram pela primeira vez nas Pteridófitas, os Vasos Condutores tem a função de transportar a seiva bruta e a elaborada para todas as células da planta, fazendo com que a planta possa ter um porte maior pois assim as proteínas e a água conseguem chegar com abundância em todas as partes da planta.

       





As Sementes, são estruturas que apareceram pela primeira vez nas Gimnospermas, a Semente ajuda a planta a poder espalhar a espécie pois ela tem cotilédones que são reservatórios de nutrientes para que o embrião que também esta na semente sobreviva e possa até se desenvolver usando essas reservas. Por causa dessas reservas o embrião pode sobreviver por mais tempo até que ela seja plantado ou ache um local bom para germinar.
.

Briófitas

          As Briófitas são seres vivos do reino Plantae e foram as primeiras plantas terrestres no planeta. O "representante" desse grupo é o musgo que mede até 2 cm de altura. As Briófitas são plantas de pequeno porte porque ela não possuem vasos condutores de seiva e por isso não conseguem transportar água e nutrientes até o topo da planta, o transporte tem que ser feito célula por célula e assim não chegam nutrientes suficientes ás células de cima que morrem.

         A reprodução do musgo ocorre assim: O musgo do sexo masculino, na época de chuva produz  o anterozoide, que é uma célula com flagelo que ajuda a movimentação no meio líquido e o musgo feminino produz a oosfera, que não se movimenta e fica de ponta da planta a qual ela pertence. Como o musgo é baixo, na chuva ele fica ás vazes coberto pela água e é nessa hora que os anterozoides são liberados e vão á procura de uma oosfera para fecundar e gerar novos seres. Quando o anterozoide encontra a oosfera eles se fecundam e formam os esporos, onde estão os embriões. Após isso na planta feminina se forma o esporófito, que é uma estrutura que com o passar do tempo vai se abrir e liberar os esporos no solo para gerar novas plantas. Após o processo de liberação de esporos o esporófito morre, por isso nas Briófitas a parte duradoura é o gametófito (produtor de gameta) e a passageira é o esporófito (produtor e liberador dos esporos. Nas Briófitas somente o gametófito faz fotossíntese.

Os 5 Reinos

Monera: Procariontes, auto ou heterótrofo, unicelulares. (Bactérias)
Protoctista: Uni ou pluricelulares, eucariontes, auto e heterótrofo. (Protozoários e algas)
Fungi: Eucariontes, uni ou pluricelulares, heterótrofos. (Fungos)
Plantae ou Metaphyta: Eucariontes, pluricelulares, autótrofo. (Vegetais)
Animal ou Metazoa: Eucariontes, pluricelulares, heterótrofo. (Animais)